Durante a reunião do Programa Empreender, nesta terça-feira, 18, na sede da ACI, o consultor, Valdemir Souza apresentou as ações realizadas em 2019 e o cronograma de atividades de 2020. O momento também foi marcado pela posse dos coordenadores dos núcleos empreendedores de Mulheres, Padarias e Delicatessens, Salão de Beleza e Estética, Jovens e Advocacia Empreendedora.

De acordo com Valdemir, ao longo de um ano de projeto, os empresários foram contemplados com debates produtivos sobre problemas e soluções, cursos realizados a partir de demandas citadas nos núcleos, compras e vendas em conjunto, bem como a participação em feiras e missões.

“Nós tivemos um ano bastante produtivo com o programa Empreender. Conseguimos envolver os empresários em uma reflexão permanente sobre a sua atuação à frente do negócio, que culminou na realização de cursos, palestras, capacitações, consultorias, feiras, visitas técnicas, com o objetivo de orientá-los e promover a vivência na prática.

O projeto vai continuar este ano, com a supervisão da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), que atualmente é presidida pelo empresário Sérgio Velanes. Segundo ele, a iniciativa “só vem fortalecer o papel do empresário na sociedade itabunense, além de contribuir para a geração de emprego e renda na cidade e na região”.

Os núcleos de empreendedores se reúnem a cada 15 dias na sede da ACI para trocar informações, compartilhar conquistas e encontrar soluções para problemas comuns e melhorar a gestão dos seus negócios. Para este ano, o programa vai atuar em conjunto com os coordenadores de cada núcleo.

Foram empossados: Thiago Martins de Oliveira, do núcleo de padarias e delicatessens; Pollyana Marly Gonçalves Alves Guterres, do núcleo advocacia empreendedora; Marilivia Nascimento de Macedo, do núcleo de beleza e estética; Ailton Santos Alexandrino Junior, do núcleo de jovens empreendedores; Soraia Rodrigues Vasques, do núcleo de mulheres empreendedoras.

Próximos eventos

Como parte do cronograma de atividades do Empreender em 2020, Valdemir apresentou o calendário de atividades. No mês de março acontece o Papo de Mulher (10 de março) e o mini curso de Beleza e Estética; Mês de abril será realizado novamente o mini curso sobre Beleza e Estética; O mês de maio está programado um minicurso de cerveja artesanal e o Seminário Jovens Empreendedores.

A ACI fica localizada na rua Osvaldo Cruz, nº 56, edifício União Comercial, 9º andar, centro de Itabuna. Mais informações, pelo telefone: (73) 3613-1171.

Durante uma reunião nesta terça-feira, 18, autoridades debateram sobre ações que poderão ser realizadas para garantir a segurança pública no comércio de Itabuna. Ao mesmo tempo, foi citado a importância de envolver representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário nas próximas reuniões, com o objetivo de unir esforços no combate a violência no centro e nos bairros da cidade.

A reunião contou com a presença do Comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Ferreira Lopes, o delegado titular da Polícia Civil de Itabuna, Miguel Cicereli, a imprensa, empresários e a sociedade civil organizada.

O presidente da ACI, Sérgio Velanes destacou a importância da reunião, e falou que a ideia é “buscar entender todo o contexto e encontrar o caminho para melhorar a segurança no comércio da cidade, para que os clientes continuem a comprar e empresários possam investir”. Segundo ele, foi solicitada outra reunião para tratar do mesmo assunto, com a presença de representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público.

O presidente da CDL, Carlos Leahy ressaltou que o papel das entidades empresariais é cobrar a elaboração de um plano estratégico das autoridades para resolver a situação de insegurança no comércio da cidade. “Já tivemos três (3) reuniões produtivas sobre segurança pública, e acredito que tratar desse assunto é cuidar da geração de emprego e renda”, declarou Leahy.

 

 

A 1ª edição do evento acontece no dia 26 de março com temáticas voltadas para mulheres

 Hannah Maruci

Histórias de vida e experiências de mulheres, que transformaram seus sonhos em realidade, alinhadas às palestras de estímulo ao público feminino para ocupar posições de destaques nos mais diversos segmentos sociais, estarão em evidência no I Seminário da Mulher, que vai acontecer no dia 26 de março, das 8h às 18h, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).  

O evento é uma realização do Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação (Mesb), em parceria com a Uesc e as Comissões de Direito Sistêmico e da Mulher, ambas da subseção da OAB de Itabuna, destinado ao público alvo de mulheres políticas, advogadas, empreendedoras, empresárias, autônomas das mais diversas áreas, estudantes e demais interessadas. As inscrições já estão sendo feitas no site https://suldabahiaemacao.org.br/. Mais informações pelo telefone: (73) 99845-8183 ou através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no instagram: @suldabahiaemacao

De acordo com coordenador do Mesb, o empresário, Ronaldo Abude, o seminário será um momento para trocar experiências, conhecer novas perspectivas através de origens e trajetórias diferentes, “além de poder discutir os múltiplos papéis exercidos pela mulher na sociedade e seus desafios na ocupação de espaços de poder, especialmente na política".

Na programação já estão confirmadas a presença da Cientista Política, Hannah Maruci, que estará abordando o tema: Mobilização e Motivação da Mulher na Política e da Profª Drª Katianny Estival, que vai falar sobre os propósitos e impactos do empreendedorismo feminino.

 
Profª Drª Katianny Estival

SERVIÇO

Data: 26 de março

Horário: 8h às 18h

Local: Universidade Estadual de Santa Cruz

Certificado de 08h.

Diante da onda de assaltos e arrombamentos registrados nas principais vias do comércio central e nos bairros da cidade de Itabuna, representantes da classe empresarial estarão discutindo, na próxima terça-feira, 18, medidas para combater tais delitos. A reunião acontece na sede da ACI, às 16h30, com a presença de autoridades do Poder Público Municipal, sociedade civil e instituições ligadas a segurança pública.

De acordo com o presidente da ACI, Sérgio Velanes, o encontro é uma solicitação da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna e Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista do Município de Itabuna, com o objetivo de discutir sobre a atual situação de insegurança no comércio local, junto às autoridades competentes.

O presidente da CDL, Carlos Leahy disse que uma atitude precisa ser adotada. “O nosso papel é a cobrança para que venha combater a prática de roubos e arrombamento, e cobrar dos órgãos uma ação mais efetiva dos poderes responsáveis”, enfatizou.

Oficinas e seminários sobre inovação, gestão e planejamento fazem parte da programação

Durante o mês de fevereiro, os empresários da região Sul da Bahia, terão à disposição uma agenda de eventos com mais de 1.000 vagas em capacitações gratuitas oferecidas pelo Sebrae em Ilhéus e Itabuna. A programação contempla formações nas áreas de inovação, empreendedorismo, gestão, marketing digital e planejamento.

No município de Itabuna (12/02), acontece a oficina “Planejar 2020 - Rumo ao Futuro” para o segmento de Indústria de Alimentos. Destinado ao segmento de saúde, centros médicos, clínicas especializadas, consultórios médicos e odontológicos, acontece a oficina “Saúde Digital - Sua empresa na internet”, em Ilhéus (13/02) e Itabuna (27/02);

As oficinas “Sexta da Oportunidade - Como Planejar o seu Negócio” serão voltadas para quem deseja abrir um negócio e ocorrem em Ilhéus (14 e 28/02) e em Itabuna (21/02). Os gestores e empresários de micro e pequenas empresas podem se inscrever para o “Seminário Gestão Inovadora para Bons Resultados”, em Itabuna (17/02) e em Ilhéus (18/02).

Outras informações e inscrições na agência Sebrae em Ilhéus através dos números (73) 3634-4068 ou 99974-2263. E no ponto de atendimento em Itabuna: (73) 3613-9734 ou 99974-2262.

 

Agência Sebrae de Notícias Bahia

Cerca de 700 participantes devem ser reunir no I Seminário da Mulher, no dia 26 de março, das 08h às 18h, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O evento é promovido pelo Movimento Empresarial Sul da Bahia (Mesb) e visa estimular o público feminino a ocupar posições de destaque nos mais diversos segmentos sociais, inclusive participação efetiva na política. Os participantes recebem um certificado com carga horária de 8 horas.

Hannah Maruci

Nessa primeira edição, o seminário tem como tema “Poder e Cidadania” e terá como uma das palestrante, Hannah Maruci Aflalo, coordenadora de projetos da Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

            Hannah Maruci é mestra e doutoranda em ciência política pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora do Grupo de Estudo de Gênero e Politica (Gepô) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ela irá apresentar dados de pesquisas sobre a participação da mulher na política, que irá evidenciar a quantidade de mulheres eleitas no pais e ações que possam ser implantadas para melhoria do ecossistema.

Inscrições

As inscrições estão sendo feitas no site: www.suldabahiaemacao.org.br Mais informações pelo telefone: (73) 99845-8183, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no instagram: @suldabahiaemacao.

Empreendedores dos setores de jovens, mulheres e padarias do Programa Empreender, participaram nesta segunda-feira, 27, na sede da ACI, da palestra sobre Gestão de Tempo com a psicóloga e administradora Maria Luiza Leão. A ação parte de uma solicitação dos participantes, demandada ao longo das reuniões realizadas durante o ano de 2019.

De acordo com o consultor do programa, Valdemir Souza, “a palestra atendeu as expectativas dos empreendedores que buscam no Empreender uma oportunidade de melhorar a sua atuação em seus empreendimentos”.

O projeto Brilho Grapiúna encerrou a programação de natal nesta segunda-feira, 23, na praça Olinto Leone de Itabuna, com peças teatrais, coral, voz e violão. Ao longo de 15 dias, o espaço público iluminado e decorado com o clima de natal, atraiu a visita de crianças, jovens, adultos e idosos de Itabuna e cidades circunvizinhas, que vivenciaram o espírito natalino e contribuíram para a oxigenação do comércio local.

Para Sandra Rejane da Sweet Sister, que aproveitou o espaço para expor e comercializar doces com cacau 100% e chocolate meio amargo, o momento foi importante não só para o seu negócio, mas para a cidade em geral que teve acesso gratuito a uma praça iluminada, com direito a presépio, papai noel e uma série de atrações artístico-cultural.

“Foi uma oportunidade maravilhosa participar dessa feira. É um projeto maravilhoso, que deve acontecer em todas as praças, pois a cidade ganha muita luz. O espírito do natal reuniu pessoas de todas as idades e com deficiências especiais, todos juntos na praça”, declarou Sandra.

A arquiteta Rafaela Amaral visitou a praça com a família e ficou encantada com o grande clima de natal no espaço público. “A praça ficou linda, muito movimentada todos os dias a noite. É legal porque as famílias aparecem com as crianças, e todo mundo movimenta o comércio local”.

De acordo com a consultor do programa Empreender e coordenador do núcleo de jovens, Valdemir Souza, a frase mais ouvida durante os dias do projeto é: "nunca vi nada parecido em Itabuna nesta época do ano". “A verdade é que a praça virou um ponto turístico para as famílias levarem as crianças e tirarem fotos”.

       O presidente da ACI, Sérgio Velanes acompanhou o evento e elogiou o projeto, que nasceu no núcleo de jovens do programa empreender, em desenvolvimento desde o mês de fevereiro na Associação. “A minha avaliação é total sucesso e sem dúvida já está no calendário de 2020 que vai vir com muito mais iluminação e mais presença das pessoas. Isso é sucesso e desenvolvimento”.

Objetivo

Ao conceber o projeto “Brilho Grapiúna”, o Núcleo de Jovens Empreendedores da ACI teve como principal objetivo tornar a cidade de Itabuna mais atrativa no período das festividades natalinas, proporcionando um grande impacto visual nas pessoas que pelas ruas transitam, como também para as que visitam a cidade.

Para desenvolver o projeto, os jovens empreendedores contaram com o patrocínio de empresários locais e a iniciativa do Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação – Mesb, juntamente com a CDL de Itabuna, Prefeitura Municipal de Itabuna e a Fundação Itabunense de Cultura, Cidadania, Esporte e Turismo – FICC.

[[

 

FUNDADA EM 14 DE JUNHO DE 1908
Rua Osvaldo Cruz, nº 56
Edf. União Comercial, 9º andar
45600-040 - Itabuna - BA
Fone:(73) 3613 - 1171
Fax:(73) 3613 - 1190
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Desenvolvido por: 

Assine

Nome:

Invalid Input

Email:(*)

Invalid Input