agamento do ICMS  de setembro será parcelado em duas vezes, o mesmo ocorrendo com os débitos decorrentes do recolhimento por antecipação tributária relativo às aquisições interestaduais de mercadorias

 

O Governo do Estado, por meio da  Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), vai parcelar em duas vezes o pagamento do ICMS  de setembro pelos lojistas participantes da  campanha Liquida Bahia 2020, promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia – FCDL. A campanha tem início nesta sexta (25) e se encerra em 4 de outubro. As parcelas serão pagas nos dias 9 de outubro e 9 de novembro.

O parcelamento está previsto no decreto número 20.007/20, publicado na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial do Estado. Também serão parcelados os débitos decorrentes do recolhimento por antecipação tributária relativo às aquisições interestaduais de mercadorias efetuadas durante o mês de agosto. Neste caso, o pagamento vai ocorrer nos dias 25 de setembro e 26 de outubro.

A FCDL ficará responsável por encaminhar para a Sefaz-Ba, até o dia 30 de setembro, a relação dos contribuintes vinculados à campanha. Não fazem jus aos prazos especiais de pagamento do ICMS os contribuintes que atuam no comércio de automóveis, camionetas, utilitários, motocicletas e motonetas novos, de caminhões, reboques e semi-reboques, ônibus e microônibus novos e usados, e também de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios (hipermercados e supermercados).

 

Ascom/Imprensa/Sefaz-Ba

A parceria firmada entre o Sistema Fieb / IEL, Sebrae, ACI, CDL vai capacitar os empresários com novas ferramentas de gestão

 Reunião com representantes da Fieb e ACI

            Após cinco meses de comércio fechado por conta da pandemia, os pequenos empreendedores de Itabuna estão retomando, aos poucos, as suas atividades comerciais, com o desafio de se adaptarem à nova realidade para se manterem no mercado. Pensando nisso, foi firmada uma parceria para orientar esses empreendedores, durante em uma reunião online nesta quarta-feira, 2, com representantes do Sistema Fieb / IEL e a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI).

A iniciativa conta ainda com a participação do Sebrae e da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Itabuna. A ideia, segundo a Analista de Relações com o Mercado – Regional Sul, Amanda Cristina Souza, é capacitar os pequenos empreendedores que, de alguma maneira, foram afetados com a pandemia para que eles possam implementar novas ferramentas de gestão e voltar a desenvolver o seu negócio.

O projeto visa aplicar uma ferramenta chamada Join (Jogo da Inovação), que através da ludicidade vai identificar soluções para os diversos problemas do cotidiano empresarial. “A partida inicia com um desafio, que pode ser: como melhorar o setor comercial, como alavancar as vendas, por exemplo. Lançado o desafio, a gente começa a outra etapa que é baseada no Design thinking, para a definição do problema, a apresentação de soluções, até afunilar as ideias”, esclareceu Amanda.

A proposta, segundo o presidente da ACI, Sérgio Velanes, “é uma grande oportunidade para o empreendedor refletir sobre o atual momento do seu negócio e, com o auxílio de profissionais, implementar estratégias inovadoras nesse momento de pandemia”, destacou o representante da classe. Outra ideia citada na reunião foi a criação de um selo ou certificado para os empresários terem acesso mais rápido às linhas de crédito das instituições financeiras.

Apesar da pandemia da Covid-19, de abril a julho deste ano, foram registradas 6.783 novas empresas no estado, número 30% maior que as 5.169 encerradas. Ainda de acordo com a Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no comparativo com o mesmo período de 2019, houve uma queda de 31% no número de fechamento das empresas.

Assim como nos negócios, a internet foi o meio encontrado para garantir a segurança dos colaboradores e clientes do órgão neste momento. Em junho, a Juceb adotou, como obrigatório em Salvador e Região Metropolitana, a utilização do processo 100% digital para o registro e arquivamento de atos empresariais de todas as naturezas jurídicas.

“Os números da Juceb são animadores. Temos visto grandes e pequenas empresas se reinventando, outros empreendendo. A SDE tem trabalhando para manter o ambiente de negócios saudável e o estado tem várias oportunidades de negócios. Outro fato a se comemorar é o processo 100% digital, com ele é possível economizar tempo e diminuir a circulação de pessoas no órgão. Sem falar na sustentabilidade, já que o processo é zero papel”, destaca o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Segundo Andrea Mendonça, presidente da Juceb, com a medida, o protocolo de processos físicos não é mais feita nos postos de atendimento de Salvador, Lauro de Freitas e demais municípios da RMS. Todos os serviços relativos ao registro e arquivamento de empresas na Bahia são feitos exclusivamente através do site: www.juceb.ba.gov.br.

“Essa iniciativa garantiu mais comodidade e dinamismo, uma vez que os clientes não precisam mais se dirigir aos postos de atendimento para tais serviços. Através da plataforma digital da Juceb é possível fazer arquivamentos de atos, constituição de empresas com registro automático, entrega de livros contábeis no formato digital, emitir certidões web, fazer consultas e enviar dúvidas através da ferramenta Atende Juceb”, explica Mendonça.

Leia matéria clicando AQUI

Fonte:
Ascom Juceb
Ascom SDE

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Nos dias 27 e 28 de agosto, a Comissão da Mulher da OAB Subseção Itabuna realizará o Webnário - 14 anos da Lei Maria da Penha e comemoração do Dia Internacional de Ação pela igualdade da mulher. O evento terá início às 14h30 desta quinta-feira, com a Conferência de Abertura, e segue com a programação até as 17h40.

Já na sexta-feira, a programação iniciará às 18h seguindo até as 20h50, com a solenidade de encerramento. Neste Webinário, a exposição estará por conta de eminentes nomes da Advocacia atual e será transmitida pelo Zoom. A participação é gratuita e para todos os interessados, inclusive os estudantes de Direito, e terá certificação emitida pela Escola Superior da Advocacia (ESA).  As inscrições poderão ser feitas no link: https: //www.esaoabba.org.br/cursos/detalhe/238/webinrio14anosdaleimariadapenha

O evento é em comemoração aos 14 anos da Lei Maria da Penha desde a sanção. Essa norma, aprovada para proteger as mulheres vítimas de violência doméstica, teve mudanças ao longo dos anos, mas é considerada uma lei avançada relacionada com o tema. A OAB Subseção Itabuna, por meio de sua Comissão da Mulher, considera que mais mecanismos de proteção ainda podem ser agregados e acredita também que somente leis não são suficientes contra a violência doméstica. Faz-se necessário investimento em educação e na mudança de pensamento de toda sociedade. 

A Presidenta da Comissão da Mulher da OAB Itabuna, Andréa Peixoto recorda que o Brasil tem um dos três institutos mais modernos do mundo, reconhecido inclusive pela ONU, por isso é preciso valorizar a Lei Maria da Penha e buscar sua efetiva prática. Além da norma, Andréa acredita que deve haver engajamento social para isso.

E essa é uma das razões desse evento: a violência doméstica aumentou na pandemia, por isso toda a sociedade é convocada para o engajamento nesta luta pela preservação da vida das mulheres. Outro motivo é que as mulheres já são mais de 52% da população brasileira, mas ainda não conquistou os espaços necessários para legitimação de seus direitos. Por essa razão, o Webnário também comemora o dia 06 de setembro, Dia Internacional de Ação pela Igualdade da Mulher, pois entende que nesse momento o tema fica mais evidente e traz à baila grandes desafios a serem superados.

Diante disso, a abertura do evento contará com a presença do Presidente da OAB Seccional Bahia, Dr. Fabrício Castro, da Conselheira Federal da OAB-BA e presidenta da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Dra. Daniela Borges, da Presidenta da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-BA, Dra. Dandara Pinho, e da Juíza Titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Lauro de Freitas, Dra. Antônia Marina Aparecida Faleiros.   

Já no segundo dia, 28 de agosto, o evento terá a participação confirmada do Presidente da CAAB, Dr. Luiz Coutinho, do Juiz Titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Itabuna, Dr. Eros Cavalcanti, da Presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB-BA, Dra. Daniela Portugal, da Vice-Presidenta da OAB-BA, Dra. Ana Patrícia Leão, e da Presidenta da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA, Dra. Renata Deiró, com o objetivo de refletir juntos sobre a temática que precisa ser levada a todos os setores da sociedade, como as escolas, os meios de comunicação, as comunidades, empresas, entre outros espaços, a fim de que todos acessem e se engajem nas questões que envolvem a busca e a promoção cada vez mais da igualdade entre mulheres e homens.

 

 

 

Edição deste ano irá priorizar medidas de proteção, como o distanciamento social, e trará inovações digitais. Venda de vouchers antecipados terá início em breve

O McDia Feliz, que é uma das maiores campanhas para arrecadação de fundos em prol de crianças e jovens no Brasil, acontecerá no próximo dia 21 de novembro. A edição 2020 do evento será marcada pelo uso de recursos digitais e iniciativas para incentivar o distanciamento social, entre outras medidas de proteção.

Na data, a renda obtida com as vendas de sanduíches Big Mac em todo o país é revertida para o Instituto Ronald McDonald, que promove a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer e suas famílias, e para o Instituto Ayrton Senna, que contribui para ampliar oportunidades para os jovens por meio da educação. Desde 1988, mais de R$ 300 milhões já foram arrecadados.

Pela primeira vez, será possível adquirir vouchers antecipados no formato digital, que estarão disponíveis pelo site ou aplicativo do McDonald’s, e ainda pelo e-commerce dos institutos beneficiados. Além disso, os consumidores terão opções de resgate dos vouchers pelos serviços que buscam minimizar o contato com atendentes. Para marcar a ocasião e garantir a experiência do público, a marca prepara ações para interação e engajamento no ambiente online.

“Crianças e jovens em todo o país contam com a verba do McDia Feliz todos os anos, seja para dar continuidade a seus tratamentos ou atingir seu potencial por meio da educação. Graças à solidariedade e sensibilidade dos brasileiros podemos contribuir com essas duas grandes causas. Acreditamos que com as adaptações que programamos e com o uso da inovação teremos mais uma edição de sucesso”, comenta Paulo Camargo, presidente da divisão Brasil da Arcos Dourados, empresa responsável pela operação do McDonald’s na América Latina e Caribe.

Para o funcionamento de seus restaurantes, a rede criou a campanha McProtegidos e implementou um protocolo especial que inclui o uso de máscaras, luvas e viseiras de proteção pelos funcionários, instalação de barreiras acrílicas nos pontos de atendimento, demarcação de distanciamento social, reforço na higienização e sanitização de equipamentos e superfícies, entre outras medidas.

O valor do voucher antecipado para compra de Big Mac no McDia Feliz será o mesmo do último ano, R$ 17,00. A venda de vouchers físicos diretamente pelos institutos será mantida. Em breve, serão divulgadas mais informações sobre a edição 2020 do evento.

Sobre o GACC Sul Bahia

Fundado em 06 de outubro de 1996, o GACC Sul Bahia, é uma instituição sem fins lucrativos, reconhecida como utilidade pública municipal, estadual e federal, inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Estadual de Assistência Social e Conselho Nacional de Assistência Social. Participa da União Norte/Nordeste de Entidades de Apoio à Criança com Câncer e é filiada ao CONIACC.

O GACC Sul Bahia é especialmente direcionado ao atendimento de famílias de baixa renda, com a finalidade de garantir o direito ao tratamento do câncer com melhor qualidade de vida, atendendo crianças e adolescentes residentes do interior do estado da Bahia, abrangendo as áreas da região sul, extremo sul, sudoeste e oeste baiano.

Informações para imprensa

Nancy Macedo – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

WthasApp: 73 99114-0758

 

O empreendedor Franklin Bastos será o palestrante do 5º SOS Empresarial que acontecerá nesta quarta-feira, 12 de agosto, às 19h30min, com transmissão online. O evento é uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI e visa contribuir com o desenvolvimento comercial e financeiro da cidade. 
 
Nesta edição, os participantes irão entender o poder das conexões e como gerar resultados positivos na vida e nos negócios. Durante a palestra, serão abordados temas como comunicação, networking, comportamento e ferramentas para auxiliar na identificação do seu perfil para extrair o melhor de cada um nas relações pessoais e profissionais.
 
Franklin Bastos além de empreendedor é também palestrante, analista de perfil comportamental e diretor do Grupo Terceira Via. Ele espera conversar com empreendedores, empresários, e demais interessados no assunto. 
 
As inscrições estão sendo feitas através do link: https://www.sympla.com.br/5-sos-empresarial__932670 ou pelo Whatsapp (73) 99950-6662. 
 
Mais uma vez, o valor das inscrições - R$20,00 (vinte reais), será para aquisição de alimentos para serem doados às famílias que encontram-se em vulnerabilidade social e econômica em razão da pandemia. 
 

Consternado com o falecimento do ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Ubirajara Coelho, nesta quinta-feira, 30, o atual presidente, Sérgio Velanes, decretou luto oficial por 3 (três) dias na entidade. O empresário faleceu em consequência de um AVC.

Bira, como era conhecido carinhosamente entre amigos, familiares e empresários, esteve à frente da Associação em três mandatos: 2001-2003; 2003-2005 e 2007-2009. Nessa época atuou a frente de ações importantes para a melhoria coletiva da classe empresarial de Itabuna, a exemplo da instalação das câmaras de videomonitoramento na cidade.

Sérgio manifestou profundo pesar pelo falecimento de Bira, com quem mantinha ótima convivência. “Ele nós deixa um legado importante de ações realizadas em benefício da classe empresarial e da sociedade itabunense. Que a mensagem de paz espiritual e força alcance toda a família e os amigos. O que fica é a saudade, e não a tristeza”.

O velório, que estava sendo realizado até às 18 horas no SAF

NOTA DE PESAR - Ubirajara Coelho

 O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI, Sérgio Velanes, em nome de toda a entidade, manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-presidente da ACI, Ubirajara Coelho, ocorrido nesta quinta-feira, 30, em Itabuna.  O empresário esteve à frente da Associação nos períodos de 2001-2003; 2003-2005 e 2007-2009.

Deixou um legado importante a partir de ações realizadas em benefício da classe empresarial e da sociedade itabunense.   

Neste momento de grande tristeza, rogamos a Deus que conforte a família e os amigos por esta perda inestimável.

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