O prazo é até 31/05, mas o ideal é que o procedimento seja feito até o dia 20/02, quando vence a primeira parcela do DAS

Por: Viviane Cabral

Ilhéus - As agências de atendimento do Sebrae em Itabuna e em Ilhéus retornaram ao expediente normal nesta segunda-feira, 14, e já estão atendendo microempreendedores individuais (MEI) para efetuar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei). O prazo teve início no dia 2 e segue até 31 de maio. 

 

 

No entanto, o gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima aconselha ao MEI fazer a declaração até 20/02/2019 para ter acesso aos boletos referentes ao ano de 2019.

Estão aptos a declarar todos que estavam inscritos até 31/12/2018, independente de estarem inadimplentes, e até mesmo aqueles que estão recebendo o benefício do Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS. Caso o segurado não informe os dados a Receita Federal, ele pagará multa de R$ 50, e corre o risco de ter o CNPJ cancelado.

Michel explica que nos municípios atendidos pelo Sebrae no Sul da Bahia, 24.882 MEI são obrigados a fazer a declaração anual. Desse total, 6.037 são de Ilhéus, 9.390 de Itabuna, 939 de Itacaré, 1.072 de Canavieiras, 853 de Uruçuca, 625 de Ubaitaba, 621 de Ibicaraí, 585 de Buerarema, 577 de Itajuípe, 655 de Coaraci e 528 Camacan.

A declaração é gratuita e obrigatória, e deve conter o faturamento bruto registrado pela empresa em 2018, além de informar se houve contratação de funcionário. Ao declarar as informações, o MEI mantém resguardados os benefícios garantidos pela formalização, como a emissão de notas fiscais, isenção de tributos, aposentadoria, auxílio-doença e salário maternidade.

O gerente adjunto do Sebrae lembra ainda que “o limite para declaração é de R$ 81 mil anual ou proporcional de R$ 6.750 mensal, para aqueles que se inscreveram a partir de fevereiro de 2018”, explicou Michel.

Atendimento

Para agendar o atendimento, basta ligar para os telefones (73) 3613-9734 (Itabuna) e (73) 3634-4068 (Ilhéus), das 9 às 13h e das 14h às 17h.

O Sebrae em Itabuna funciona na Rua Paulino Vieira, 175, Centro. Já em Ilhéus, na Avenida Osvaldo Cruz, 74, Edifício Premier Business Center, loja 5, Térreo, Cidade Nova.

A Declaração também pode ser feita na Sala do Empreendedor, nas prefeituras municipais ou pela Internet, no Portal do Empreendedor.

Solenidade de entrega das novas instalações aconteceu nesta segunda-feira

Nesta última segunda-feira (14), data de comemoração dos 158 anos da CAIXA, a Agência Itabuna (BA) foi inaugurada com novas instalações que possibilitam mais comodidade aos clientes. As novas instalações englobam o que há de mais moderno em equipamentos e estrutura, e possui elevador interno para facilitar o acesso de pessoas com dificuldades de locomoção ao andar superior.

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O novo Gerente Geral da Agência, Ricardo do Valle Rehem, destacou a grande responsabilidade em assumir a nova agência e agradeceu a confiança depositada. “Vamos fazer o melhor para a população de Itabuna, atendendo nossos clientes com a finalidade de que saiam de nossa agência satisfeitos”, destacou.

Como anfitrião do evento, o Superintendente Marcus Vinícius dos Santos Nascimento discursou sobre a importância da CAIXA para o município como a única instituição financeira 100% pública. “A CAIXA inaugura hoje suas novas instalações no município para dar um atendimento de excelência, para o encantamento e fidelização de nossos clientes”, ressaltou.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o Prefeito Fernando Gomes, o Vice-Prefeito Fernando Vita, o Ex-Prefeito José Oduque Teixeira, o Presidente da OAB-Itabuna Edmilton Carneiro, o Presidente da Câmara de Vereadores Ricardo Xavier, o representante da CDL de Itabuna Luiz Amaral e do Presidente da Associação Comercial de Itabuna Sérgio Velanes e outras instituições ali representadas.

A fita e a placa de inauguração foram descerradas pelo Prefeito Fernando Gomes, pelo ex-Prefeito José Oduque Teixeira - representando os clientes da CAIXA, do Gerente Geral da Agência Ricardo Rehem e do Superintendente Regional Marcus Vinícius.

 
 

Visando garantir uma comunicação mais rápida e eficiente com a Polícia Militar, os empresários integrados as entidades da ACEI, CDL e Sindicom estarão em contato conjunto e direto com o órgão de segurança através de um grupo de WhatsApp. A rede social será um espaço aberto para que os empresários comuniquem qualquer suspeita de ato criminoso no estabelecimento ou no entorno comercial, visando ser coibido.

O pontapé inicial foi dado no início desta semana, quando o Major do 15º Batalhão da PM de Itabuna, Manoilzo Neves recebeu das classes empresariais, a doação de 7 (sete) celulares smartphones, que serão distribuídos de acordo com as companhias da PM na cidade, e ficarão disponível com um policial plantonista responsável por visualizar as mensagens no grupo e acionar uma viatura, caso necessário.

De acordo com o Major Manoilzo Neves, o grupo está em fase de implementação das regras de convivência, mas nós próximos dias estará funcionando. “Ao todo serão criados 4 grupos de acordo com as áreas comerciais da cidade, onde atuam as companhias da PM, no bairro São Caetano, centro da cidade, bairro Santo Antônio e os bairros Califórnia e Fátima”, explicou o Major.

Segundo o presidente da ACEI, Sérgio Velanes, o objetivo é promover bem estar da população, além de contribuir com a ação da PM no combate a furtos e roubos no comércio em geral. “A iniciativa vai melhorar a comunicação e a informação entre lojistas e a Polícia Militar, buscando trazer tranquilidade aos clientes e às pessoas em circulação nas ruas”, defendeu o representante da classe.

            A iniciativa é das entidades de classes, Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna e Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista do Município de Itabuna. A estratégia de atuação será da Polícia Militar do 15º Batalhão de Itabuna.

 

 

Visando atender ao programa de Inovação e Simplificação do Registro Mercantil, a Junta Comercial do Estado da Bahia – Juceb aprovou algumas mudanças recentes na forma de constituição, alteração e extinção de empresa, que já estão sendo realizados 100% digital. Dentre as novidade destaca-se o recebimento de Livros Contábeis via internet, que torna o serviço mais ágil e diminui a necessidade de atendimentos presenciais.


Vanilda, Thaíse, Wandressa e Evaldino integram a equipe da Juceb Itabuna

 

O coordenador do escritório da Juceb em Itabuna, Evaldino Carvalho explica que todos os serviços de constituição, alteração e extinção de empresas já estão sendo realizados de modo online. Segundo ele, os livros contábeis de diário e razão, que antes eram restritos aos sistema das empresas, agora serão compartilhados com o sistema da Junta.

Para realizar o envio do Livro Contábil de modo digital, o cliente deve possuir o certificado digital, de segurança mínima tipo A3, emitido por entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil). Para a entrega de livros físicos, o procedimento foi alterado, passando a ser o mesmo que o do envio digital, com a diferença de que o cliente selecionará o modo de entrega “físico” e se dirigirá ao posto escolhido para realizar a entrega.

De acordo com a julgadora da Juceb Itabuna, Wandressa Souza, “a mudança oferece a opção aos contadores de continuar entregando o livro de modo presencial ou através do envio pela internet, sem precisar comparecer ao escritório”. Sobre a atividade econômica, que antes declarada igual na sede e na filial da empresa, agora é facultativo e pode ser usada de forma diferente quando houver mais de um estabelecimento.

Juceb

O escritório regional em Itabuna atende 32 municípios e fica localizado na rua Osvaldo Cruz, Edifício União Comercial, nº 56 - 9º andar, centro de Itabuna. A equipe é composta pelo coordenador Evaldino Carvalho, a julgadora Wandressa Souza e as analistas de processo Thaíse Brito e Vanilda Rodrigues. 
 

O funcionamento acontece de segunda a sexta, das 9 às 12hs e das 14 às 16h. Mais informações pelo telefone: (73) 3613-1146.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Sérgio Velanes, que é formado em Farmácia, participou do I Simpósio de Atualização Farmacêutica da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna, que encerrou na quarta-feira, 12. O empresário falou sobre Empreendedorismo Farmacêutico: Liderança, Gestão Contemporânea, Associativismo e o Futuro da Farmácia Comunitária.

 

          Durante a sua palestra, Sérgio destacou que a chave para alcançar o sucesso no empreendedorismo, está na busca constante pela atualização de conhecimentos da área de atuação. Segundo ele, as mudanças são inevitáveis, e o profissional precisa ficar atento às oportunidades que o mercado oferece.

O Simpósio foi composto por palestras, roda de conversas e relatos de experiências, com o objetivo de ampliar a visão de alunos e profissionais da área da saúde acerca da humanização na saúde, gerenciamento de resíduos no serviço de saúde e atuação e desafios do farmacêutico no âmbito hospitalar.

          O evento contou com a participação de alunos e professores do curso de Farmácia da instituição, representantes do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia – CRF/BA e da Assistência Farmacêutica do município de Itabuna.

Foto: Roberto Viana/Juceb


Este mês a Junta Comercial do Estado Bahia (Juceb) registrou a melhor média de Tempo de Solução do Processo (TSP) da sua história: aproximadamente três dias. O resultado é fruto dos sólidos investimentos em modernização e prestação de serviços online para os clientes, possibilitando maior agilidade e menor burocracia durante a tramitação.

Além da redução do TSP, os investimentos realizados em infraestrutura também foram fatores determinantes para a diminuição do Tempo de Análise (TA). Em outubro de 2018, o índice registrou a marca de 1,1 dias, sendo o terceiro melhor índice registrado até o momento. Só superado pelas marcas de 1,07 em julho e 1,06 em agosto, ambos de 2018.

Desde 2014 a Juceb avalia o tempo de tramitação dos processos, calculando os índices de TSP e TA. O TSP reflete a média de tempo desde a entrada do processo até seu deferimento, com liberação para o cliente do ato arquivado, e o TA é o cálculo do tempo necessário para a análise do processo, desconsiderando exigências e deferimento.

Em relação às médias anuais, o TSP vem diminuindo. Em 2016 a média de solução de processos registrada foi de 9,16 dias, passando para 8,44 dias e 6,1 dias em 2017 e 2018, respectivamente. Também houve decréscimo constante no índice de TA, com médias anuais de 3,02 dias em 2015, 2,51 dias em 2016 e 2,14 dias em 2017, chegando à média de 1,34 dias em 2018, considerados os meses de janeiro a outubro.

As ações de modernização da Juceb nos últimos anos trouxeram ainda como resultado a redução de mais de 28% no atendimento presencial da sede e 40% nos postos do SAC nos últimos quatro anos. Recentemente a Junta foi homenageada com uma proposta de moção na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

Veja abaixo o gráfico referente às tramitações realizadas em outubro de 2018.

Reunião destacou demandas da ACI

Nesta segunda-feira, 3, foi realizada a Reunião Ordinária da ACI, com destaque para os seguintes assuntos:

1. Ações da entidade para 2019, visando movimentar a Associação e promover a união das entidades empresariais em um só espaço, como acontece em Santo Antônio de Jesus;

2. Foi citada a necessidade de um Gerente Executivo para coordenar as atividades da ACI.

3. Em conversa por telefone com o secretário da Sesttran, Coronel Santana, ficou firmado que o sistema de Zona Azul tem início no dia 10/12/2018.

4. A confraternização das entidades (ACI, CDL e Sindicom) vai acontecer na Churrascaria Los Pampas, no próximo dia 12/12/2018, às 19:30hs.

5. O presidente Sérgio Velanes e a diretoria da ACI parabenizaram o Programa Liderar o Futuro do Sebrae e outras entidades que participaram, destacando que os 9 módulos trouxeram uma excelente oportunidade no desenvolvimento de lideranças.

FUNDADA EM 14 DE JUNHO DE 1908
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