O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Sérgio Velanes, que é formado em Farmácia, participou do I Simpósio de Atualização Farmacêutica da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna, que encerrou na quarta-feira, 12. O empresário falou sobre Empreendedorismo Farmacêutico: Liderança, Gestão Contemporânea, Associativismo e o Futuro da Farmácia Comunitária.

 

          Durante a sua palestra, Sérgio destacou que a chave para alcançar o sucesso no empreendedorismo, está na busca constante pela atualização de conhecimentos da área de atuação. Segundo ele, as mudanças são inevitáveis, e o profissional precisa ficar atento às oportunidades que o mercado oferece.

O Simpósio foi composto por palestras, roda de conversas e relatos de experiências, com o objetivo de ampliar a visão de alunos e profissionais da área da saúde acerca da humanização na saúde, gerenciamento de resíduos no serviço de saúde e atuação e desafios do farmacêutico no âmbito hospitalar.

          O evento contou com a participação de alunos e professores do curso de Farmácia da instituição, representantes do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia – CRF/BA e da Assistência Farmacêutica do município de Itabuna.

Foto: Roberto Viana/Juceb


Este mês a Junta Comercial do Estado Bahia (Juceb) registrou a melhor média de Tempo de Solução do Processo (TSP) da sua história: aproximadamente três dias. O resultado é fruto dos sólidos investimentos em modernização e prestação de serviços online para os clientes, possibilitando maior agilidade e menor burocracia durante a tramitação.

Além da redução do TSP, os investimentos realizados em infraestrutura também foram fatores determinantes para a diminuição do Tempo de Análise (TA). Em outubro de 2018, o índice registrou a marca de 1,1 dias, sendo o terceiro melhor índice registrado até o momento. Só superado pelas marcas de 1,07 em julho e 1,06 em agosto, ambos de 2018.

Desde 2014 a Juceb avalia o tempo de tramitação dos processos, calculando os índices de TSP e TA. O TSP reflete a média de tempo desde a entrada do processo até seu deferimento, com liberação para o cliente do ato arquivado, e o TA é o cálculo do tempo necessário para a análise do processo, desconsiderando exigências e deferimento.

Em relação às médias anuais, o TSP vem diminuindo. Em 2016 a média de solução de processos registrada foi de 9,16 dias, passando para 8,44 dias e 6,1 dias em 2017 e 2018, respectivamente. Também houve decréscimo constante no índice de TA, com médias anuais de 3,02 dias em 2015, 2,51 dias em 2016 e 2,14 dias em 2017, chegando à média de 1,34 dias em 2018, considerados os meses de janeiro a outubro.

As ações de modernização da Juceb nos últimos anos trouxeram ainda como resultado a redução de mais de 28% no atendimento presencial da sede e 40% nos postos do SAC nos últimos quatro anos. Recentemente a Junta foi homenageada com uma proposta de moção na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

Veja abaixo o gráfico referente às tramitações realizadas em outubro de 2018.

Reunião destacou demandas da ACI

Nesta segunda-feira, 3, foi realizada a Reunião Ordinária da ACI, com destaque para os seguintes assuntos:

1. Ações da entidade para 2019, visando movimentar a Associação e promover a união das entidades empresariais em um só espaço, como acontece em Santo Antônio de Jesus;

2. Foi citada a necessidade de um Gerente Executivo para coordenar as atividades da ACI.

3. Em conversa por telefone com o secretário da Sesttran, Coronel Santana, ficou firmado que o sistema de Zona Azul tem início no dia 10/12/2018.

4. A confraternização das entidades (ACI, CDL e Sindicom) vai acontecer na Churrascaria Los Pampas, no próximo dia 12/12/2018, às 19:30hs.

5. O presidente Sérgio Velanes e a diretoria da ACI parabenizaram o Programa Liderar o Futuro do Sebrae e outras entidades que participaram, destacando que os 9 módulos trouxeram uma excelente oportunidade no desenvolvimento de lideranças.

A Mesa Redonda sobre Auditoria e Gestão Empresarial reuniu empresários da cidade no auditório da ACEI

Foi com esta afirmativa que o Pós-doutor em Administração, Controladoria e Finanças Empresariais, Fernando Zatta, despertou nos empresários locais a importância de incluir a prática da auditoria nas empresas, independente do seu porte e tipo. “Auditoria ajuda as empresas a se desenvolverem de uma forma mais sustentada, para aquele empresário que quer buscar o crescimento, quer se manter no mercado ou que também deseja adicionar valor a empresa dele, pois a auditoria é a segurança que confirma os valores do negócio, declarou Zatta

Outro ponto importante abordado pelo consultor foi a desmitificação que a auditoria só deve ser feita em empresa de grande porte, de acordo com Zatta, a prática se aplica a qualquer tipo de empresa, qualquer porte, seja indústria, comércio ou serviço, e até mesmo para aquelas que não têm fins lucrativos, o importante é adequar ao tamanho da empresa.

A Mesa Redonda sobre Auditoria e Gestão Empresarial aconteceu no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACEI e foi promovida pelo Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação – Mesb, com o apoio da ACEI, e contou com a participação de empresários, estudantes de contabilidade da UNIME e integrantes do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia – CRC-BA e o Sindicato dos Contadores do Sul da Bahia – Sindicontasul.

“Foi um encontro engrandecedor, louvável, pois ajuda aos empresários com instruções para desenvolverem nas empresas uma melhor gestão. Foi uma aula ímpar que certamente despertou nos presentes a necessidade de auditar as empresas”, pontuou a Delegada do CRC – Itabuna, Viviane Fernandes.

O encontro foi para os presentes uma forma também de educar e contribuir para a formação e atualização dos profissionais da região através da discussão das novas práticas: “Trazer o professor Fernando Zatta aqui para Itabuna foi uma iniciativa do MESB entendendo a importância dessa técnica e percebendo também a carência aqui na nossa região, tanto para mostrar aos empresários que existe uma ferramenta disponível para todos, como também para capacitar os profissionais da contabilidade com informação e educação”, pontuou o representante do Sindicontasul, Wellington Ferraz.

O crescimento do comércio regional e agregação de valor foi à mola propulsora, de acordo, com o presidente da ACEI, Sérgio Velanes para apoiar o evento na cidade: “A intenção é deixar os empresários e gestores sempre atentos aos controles da empresa, aos movimentos e inovações que estão acontecendo, para que posam despertar e ter um novo olhar no controle de suas empresas, tanto na parte de estoque, quanto na parte financeira, no controle de caixa, pois sem dúvida isso irá trazer uma melhora para a nossa cidade e nosso comércio através da informação”, concluiu.

 

O ONG Unidos pelo Diabetes lançou ontem (31) em Itabuna,  a campanha Novembro Azul, uma ampla mobilização de todos os segmentos da sociedade em torno da prevenção do diabetes. O lançamento aconteceu no Hospital de Olhos Beira Rio, reunindo autoridades, profissionais de saúde e entidades parceiras. 

O principal evento da campanha é o Mutirão do Diabetes, que acontece no próximo dia 10 de novembro. Considerada uma das principais ações de prevenção e tratamento da doença em todo o mundo, o mutirão, que chega à sua 14ª. edição, incluído no calendário da Federação Internacional do Diabetes. 

Também fazem parte da programação, o Aulão Azul, com atividades físicas na Praça Rio Cachoeira, e Pedalada Azul, com a participação de centenas de ciclistas, no dia 25; e a Cidade Azul, que incentiva que espaços públicos, estabelecimentos comerciais e residências sejam iluminados com a cor da prevenção durante todo o mês. 

O presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e coordenador do mutirão, Dr. Rafael Andrade, destaca que “o evento ganhou uma dimensão nacional, com reconhecimento em outros países e serve de exemplo para dezenas de cidades. É gratificante ver uma cidade mobilizada em torno de uma causa que melhora a vida das pessoas”. “Essa é uma ação que orgulha Itabuna e os itabunenses, porque valoriza a saúde, a vida”, disse o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, ressaltando que “o município é parceiro do mutirão e realiza as ações de prevenção nas unidades de saúde durante todos os dias do ano”. 

A Rota Transportes está disponibilizando um ônibus iluminado com as cortes e o símbolo do mutirão. O veículo faz o trajeto entre Itabuna-Ilhéus-Olivença, com paradas em locais de grande movimentação. “Nós transportamos pessoas e podemos levar a elas informações que conscientizem para a prevenção do diabetes”, afirma Elaine Carletto, diretora de Desenvolvimento da Rota. 

O presidente da CDL, parceira do mutirão juntamente com outras entidades do comércio como a CDL e a ACI, ressalta que “esse projeto é uma referência e estamos engajados nessa campanha que beneficia toda a região”. O radialista Orlando Cardoso, um dos ícones da imprensa regional, destaca que “o Mutirão do Diabetes é um dos eventos mais importantes de Itabuna, pelo número de pessoas que atende, notadamente os mais humildes, não só pelo atendimento médico, mas pela conscientização”.

 

Noventa dias após implantar a primeira etapa do Sistema de Videomonitotamento na Rua Paulina Vieira, a cidade de Itabuna ampliou o projeto nesta quarta-feira (24) com o início da operação do sistema no Calçadão da Rua Ruy Barbosa, área central da cidade. O projeto está sendo desenvolvido em conjunto entre CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Itabuna, ACI (Associação Comercial e Empresarial), Sindicom (Sindicato do Comércio Varejista) e a Prefeitura Municipal de Itabuna. A iniciativa também conta com a parceria dos empresários do comércio local.

Representando o prefeito Fernando Gomes, na solenidade de inauguração da segunda etapa do projeto, o secretário municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, destacou que com a implantação do Sistema de Videomonitoramento da Paulino Vieira os índices de ocorrências de assaltos a comerciantes e transeuntes, bem como arrombamentos a estabelecimentos foram totalmente reduzidos. “Os equipamentos utilizados são de primeiro mundo, assegurando uma qualidade e precisão às imagens”.

“A partir da próxima segunda-feira o trabalho estará centrado na implantação das câmeras em toda extensão da Avenida do Cinquentenário. A nossa intenção é que até dezembro todo o sistema esteja concluído na área central de Itabuna, visando dá mais segurança aos consumidores que virão às compras para o Natal”, disse Jorge Vasconcelos.

O diretor da Empresa de Segurança Taurus, Wendel Atanásio, responsável técnico pela implantação e monitoramento do sistema, enfatizou que o maior objetivo do projeto é elevar a segurança de comerciantes, comerciários, consumidores e transeuntes na área central da cidade. “Para isto, estamos utilizando o sistema de tecnologia de alta definição, com capacidade de realizar mapeamento, identificação de placas e reconhecimento facial”, frisou.

Ele revelou ainda que o projeto prevê a instalação de 78 câmeras no total. Sendo 16 na Paulino Vieira, outras 16 no Calçadão e mais 46 na extensão da Avenida do Cinquentenário. Para o presidente da CDL de Itabuna, Carlos Veloso Leahy, o Sistema de Videomonitoramento dará mais segurança a todos que circulam na área central da cidade, permitindo que comerciantes e consumidores tenham mais tranquilidade.

 

 

______________________________________

Prefeitura Municipal de Itabuna

Diretoria de Comunicação Social

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACEI, Sérgio Velanes, em nome de toda a diretoria da entidade, manifesta profundo pesar pelo falecimento de uma das grandes lideranças do Sul da Bahia, Helenilson Jorge de AlmeidaChaves.

Personalidade marcante para o segmento empresarial de Itabuna e região, Helenilson foi presidente da ACEI e deixou um legado importante para o fortalecimento da entidade e a defesa do empresariado local.

Neste momento de grande tristeza, rogamos a Deus que conforte os amigos e toda a família Chaves.

 

Presidente da ACEI

Sérgio Velanes

FUNDADA EM 14 DE JUNHO DE 1908
Rua Osvaldo Cruz, nº 56
Edf. União Comercial, 9º andar
45600-040 - Itabuna - BA
Fone:(73) 3613 - 1171
Fax:(73) 3613 - 1190
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Desenvolvido por: 

Assine

Nome:

Invalid Input

Email:(*)

Invalid Input