Os projetos de desenvolvimento sustentável pensados pelo grupo de empresários voluntários da ONG Sul da Bahia em Ação, têm se destacado, entre os setores públicos, privados e da sociedade civil da região, como modelos de gestão consciente para os municípios, despertando interesse também de lideranças de outras localidades.

Na quarta edição do encontro promovido pela organização Sul da Bahia Global, realizado no último mês, em Ilhéus, a entidade foi convidada a apresentar para as lideranças locais suas principais frentes de trabalho como casos de sucesso. Como em outros eventos realizados em instituições públicas e privadas, suas ações nas áreas de educação, capital humano, saúde, ciência e tecnologia, infra-estrutura, sustentabilidade e segurança, foram destacadas como exemplos de boas práticas para a transformação das cidades da região.

 


Para além da região

O projeto de desenvolvimento sustentável “Onde você mora?”, criado inicialmente para ser aplicado no bairro Santo Antônio de Itabuna, foi destaque na apresentação.  O coordenador da entidade, Ronaldo Abude, foi incentivado a levar a experiência para empresários e prefeituras de outras cidades que não fazem parte do sul da Bahia, como Vitória da Conquista. O projeto, concebido em parceria com a empresa de arquitetura Mobili, propõe a revitalização dos principais espaços públicos do bairro, considerando questões como mobilidade, sustentabilidade e qualidade de vida.

O coordenador também foi motivado a levar para outras regiões a ideia do aplicativo Sul da Bahia em Dados, um guia gratuito e completo de consulta sobre os principais indicadores da região.

Para Abude, “dividir as ideias do Sul da Bahia em Ação, ampliam o diálogo para a construção de governos mais eficientes, empresas mais engajadas e cidadãos mais conscientes”.

As ações e projetos da entidade estão disponíveis para consulta no site http://suldabahiaemacao.org. br/.

 

Texto: Nancy Macêdo

 

“Fomentar e desenvolver as empresas do município, a partir do diagnóstico dos problemas, com o fim de, buscar soluções para os empreendimentos do mesmo segmento, utilizando uma expertise internacional”, esse é o principal objetivo do Programa Empreender, de acordo com o consultor Valdemir Souza que apresentou a metodologia do Projeto às lideranças locais, presidentes de bairros e órgãos parceiros da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, nesta quinta-feira, 14.

O encontro também contou com a presença da Câmara de Dirigentes Logistas – CDL de Itabuna que parabenizou a importância da iniciativa em auxiliar o micro e pequeno empreendedor: “este Programa é muito importante para ampliar a formação de quem já está no mercado, e também para quem deseja crescer com qualidade. E isto irá beneficiar toda a cadeia local, possibilitando, entre outros, a abertura de vagas de emprego e qualidade no atendimento, e terá todo nosso apoio”, declarou o Presidente, Carlos Leah.

“Nós temos inúmeros exemplos na Bahia de empresas que conseguiram êxito através de inciativas como esta, que é reunir o mesmo segmento em discussões e busca de soluções conjunta. O programa é uma inciativa oportuna e excelente. E, nós do Sebrae estaremos junto com a ACI contribuindo com a nossa expertise para auxiliar ao micro e pequeno empresário”, declarou a coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo.

A reunião contou ainda com a presença de representantes do Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação - MESB, Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista do Comércio de Itabuna - SINDICOM, Banco do Povo, Caixa Econômica, Sala do Empreendedor e foi bastante proveitosa, de acordo com o presidente em exercício da ACI, Carqueija Júnior, “foi muito positivo a participação de todos hoje, o Programa Empreender foi abraçado pelos presentes e acredito que com este engajamento teremos turmas completas e o programa será um sucesso”, concluiu.

O lançamento oficial do Programa será dia 27 de fevereiro, com exposição da metodologia, formação das turmas e cronograma de tarefas. O Programa Empreender terá duração de um ano e tem como público alvo: os empresários dos segmentos de salão de beleza, oficinas mecânicas, mercados, padarias e hotelarias e é uma parceria entre a Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia – Faceb, a ACI e o Sebrae.

CDL entrega carro da campanha 2018

A CDL de Itabuna entregou nesta quarta-feira, 13, no Shopping Jequitibá, o maior prêmio da campanha de Natal 2018, um carro Kwid da Renault, sorteado no último dia 10 de janeiro, no estande da praça Adami, onde ficou sediado o núcleo da promoção.

          As chaves do carro foi entregue a Mônica Dantas Messias, pelo Prefeito Fernando Gomes e pelo Presidente da entidade Carlos Veloso Leahy. A ganhadora do sorteio, concorreu ao prêmio com cupom do Supermercado Compre Aqui.

          Presentes ao evento lojistas da CDL, representados pelo Presidente Carlos Leahy, o Diretor Promocional Jorge Braga e outros dirigentes, o Presidente do Sindicom e da Associação Comercial, o Prefeito Fernando Gomes e secretários municipais, representantes da Caixa Econômica, do Jequitibá, da Rubi Renault e da loja Compre Aqui, cujo cupom foi o sorteado. 

Nova campanha 

          O Presidente da CDL, Carlos Leahy, durante o seu pronunciamento, anunciou que a próxima campanha já está sendo elaborada pela RCM, agência publicitária da entidade, e a premiação será revelada nos próximos dias. A promoção tríplice, que contempla três datas importantes (Mães, Namorados e São João) será iniciada na segunda quinzena de abril e concluída em final de junho.

          A princípio, a campanha promocional de meio de ano, sorteará 100 mil reais em prêmios. Nesse ínterim vai acontecer o Feijão Imprensa 2019, que será num domingo, no Espora de Ouro, nos dias 2 ou 9 de junho. 


O Prefeito Fernando Gomes, ao lado do Presidente Carlos Leahy, quando saudava os presentes

Encontro refletiu sobre as tendências da moda sustentável e marcou o início do programa de soluções customizadas

Por: Viviane CabralEmpresários do segmento de varejo de moda foram orientados nesta segunda-feira, 11, em Itabuna, sobre as oportunidades para inovar e competir no mundo fashion a partir da moda sustentável. O encontro iniciou uma série de encontros gratuitos com especialista do Sebrae Conecta.

No encontro com os empresários do varejo de moda, a especialista Fernanda Simon levantou o debate sobre o movimento Global Fashion Revolution Brasil, que chama a atenção das pessoas para um consumo sustentável, respeitando as condições ambientais e sociais no processo de produção.

Segundo ela, a ideia foi discutir de que forma podem ser minimizados os impactos ao meio ambiente e ao meio social, e, como isso, pode ser uma ferramenta de transformação.

Nesse contexto, a palestrante destacou que o empresariado exerce um grande poder de influência na escolha de produtos que carreguem no seu processo produtivo valores como ética e coerência.

“A nova geração de consumidores quer produtos com causa, com propósito, que tenham uma história e não comprar por comprar. Então, o empresário que não estiver atento a essas novas demandas, vai ficar para trás”, declarou a especialista de moda.

Indústria de alimentos

Nesta quinta-feira, 14, às 18h30, será a vez dos empresários do setor de panificação e áreas afins, que vão participar da palestra “Grandes Tendências para as Indústrias de Alimentos”, no Tarik Fontes, também em Itabuna.

O evento é direcionado para empresários e profissionais que atuam nos setores de panificação, confeitaria, fábrica de pães congelados, salgados e biscoitos.

O consultor e palestrante do Instituto Tecnológico de Alimentação, Panificação e Confeitaria, Marcelino Rodrigues vai abordar as principais tendências do segmento, técnicas para inovar em sua produção e o cenário da alimentação no Brasil e no Mundo.

O próximo encontro acontece no dia 19, no auditório do Sebrae em Ilhéus, com o especialista em Alimentação Fora do Lar, Léo Teixeira, que é sócio e membro da equipe de consultores da NaMesa e especialista em gastronomia.

Logo depois, no dia 25, no Tarik Fontes, está reservada a palestra “Inovação e Marketing Omnichannel: as tendências para o segmento de beleza”, com a gerente de marketing da ADCOS Cosméticos, Miriam Machado.

Sebrae Conecta

O Sebrae Conecta tem o objetivo de atender empresários e colaboradores com soluções customizadas para 18 áreas diferentes dos setores de indústria, comércio e serviços. De acordo com o gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, o projeto segue uma trilha de atendimentos visando identificar os principais gargalos.

“Em seguida, o programa oferece workshops específicos para cada segmento, consultorias empresariais com o subsídio de 50%, capacitações temáticas, proposta de viagem de negócios e um encontro setorial no final do ano”.

 

,

 

Com o objetivo de mobilizar os empresários para a palestra de sensibilização do Programa Empreender, que acontece no próximo dia 27/02, a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna estará reunindo lideranças locais nesta quinta-feira, 14, às 17h30, no auditório da entidade. O projeto de apoio ao desenvolvimento empresarial será aplicado em Itabuna e outras nove cidades da Bahia através de uma parceria com entre a Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia – Faceb, a ACI e o Sebrae.

A reunião vai contar com a presença de presidentes de bairros, representantes do Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação - MESB, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Itabuna, Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista do Comércio de Itabuna - SINDICOM, Banco do Povo, Sebrae, sindicatos patronais, o secretário de Sustentabilidade Econômica de Itabuna e representantes da Sala do Empreendedor.

A proposta do programa é trabalhar com os empresários dos segmentos de salão de beleza, oficinas mecânicas, mercados, padarias e hotelarias, e, através de uma metodologia específica, discutir as dificuldades de empresas do mesmo segmento e buscar soluções. O programa será executado pela Associação Comercial em parceria com a Faceb e o Sebrae.

Ainda participam do programa, os municípios de Seabra, Feira de Santana, Camaçari, Vitória da conquista, Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Lauro de Freitas, Amargosa e Santo Antônio de Jesus. A ACI fica localizada na rua Osvaldo Cruz, nº 56, 10º andar do Edifício União Comercial, centro de Itabuna.

O prazo é até 31/05, mas o ideal é que o procedimento seja feito até o dia 20/02, quando vence a primeira parcela do DAS

Por: Viviane Cabral

Ilhéus - As agências de atendimento do Sebrae em Itabuna e em Ilhéus retornaram ao expediente normal nesta segunda-feira, 14, e já estão atendendo microempreendedores individuais (MEI) para efetuar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei). O prazo teve início no dia 2 e segue até 31 de maio. 

 

 

No entanto, o gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima aconselha ao MEI fazer a declaração até 20/02/2019 para ter acesso aos boletos referentes ao ano de 2019.

Estão aptos a declarar todos que estavam inscritos até 31/12/2018, independente de estarem inadimplentes, e até mesmo aqueles que estão recebendo o benefício do Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS. Caso o segurado não informe os dados a Receita Federal, ele pagará multa de R$ 50, e corre o risco de ter o CNPJ cancelado.

Michel explica que nos municípios atendidos pelo Sebrae no Sul da Bahia, 24.882 MEI são obrigados a fazer a declaração anual. Desse total, 6.037 são de Ilhéus, 9.390 de Itabuna, 939 de Itacaré, 1.072 de Canavieiras, 853 de Uruçuca, 625 de Ubaitaba, 621 de Ibicaraí, 585 de Buerarema, 577 de Itajuípe, 655 de Coaraci e 528 Camacan.

A declaração é gratuita e obrigatória, e deve conter o faturamento bruto registrado pela empresa em 2018, além de informar se houve contratação de funcionário. Ao declarar as informações, o MEI mantém resguardados os benefícios garantidos pela formalização, como a emissão de notas fiscais, isenção de tributos, aposentadoria, auxílio-doença e salário maternidade.

O gerente adjunto do Sebrae lembra ainda que “o limite para declaração é de R$ 81 mil anual ou proporcional de R$ 6.750 mensal, para aqueles que se inscreveram a partir de fevereiro de 2018”, explicou Michel.

Atendimento

Para agendar o atendimento, basta ligar para os telefones (73) 3613-9734 (Itabuna) e (73) 3634-4068 (Ilhéus), das 9 às 13h e das 14h às 17h.

O Sebrae em Itabuna funciona na Rua Paulino Vieira, 175, Centro. Já em Ilhéus, na Avenida Osvaldo Cruz, 74, Edifício Premier Business Center, loja 5, Térreo, Cidade Nova.

A Declaração também pode ser feita na Sala do Empreendedor, nas prefeituras municipais ou pela Internet, no Portal do Empreendedor.

Solenidade de entrega das novas instalações aconteceu nesta segunda-feira

Nesta última segunda-feira (14), data de comemoração dos 158 anos da CAIXA, a Agência Itabuna (BA) foi inaugurada com novas instalações que possibilitam mais comodidade aos clientes. As novas instalações englobam o que há de mais moderno em equipamentos e estrutura, e possui elevador interno para facilitar o acesso de pessoas com dificuldades de locomoção ao andar superior.

fernandocaixa.jpg

O novo Gerente Geral da Agência, Ricardo do Valle Rehem, destacou a grande responsabilidade em assumir a nova agência e agradeceu a confiança depositada. “Vamos fazer o melhor para a população de Itabuna, atendendo nossos clientes com a finalidade de que saiam de nossa agência satisfeitos”, destacou.

Como anfitrião do evento, o Superintendente Marcus Vinícius dos Santos Nascimento discursou sobre a importância da CAIXA para o município como a única instituição financeira 100% pública. “A CAIXA inaugura hoje suas novas instalações no município para dar um atendimento de excelência, para o encantamento e fidelização de nossos clientes”, ressaltou.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o Prefeito Fernando Gomes, o Vice-Prefeito Fernando Vita, o Ex-Prefeito José Oduque Teixeira, o Presidente da OAB-Itabuna Edmilton Carneiro, o Presidente da Câmara de Vereadores Ricardo Xavier, o representante da CDL de Itabuna Luiz Amaral e do Presidente da Associação Comercial de Itabuna Sérgio Velanes e outras instituições ali representadas.

A fita e a placa de inauguração foram descerradas pelo Prefeito Fernando Gomes, pelo ex-Prefeito José Oduque Teixeira - representando os clientes da CAIXA, do Gerente Geral da Agência Ricardo Rehem e do Superintendente Regional Marcus Vinícius.

 
 

Visando garantir uma comunicação mais rápida e eficiente com a Polícia Militar, os empresários integrados as entidades da ACEI, CDL e Sindicom estarão em contato conjunto e direto com o órgão de segurança através de um grupo de WhatsApp. A rede social será um espaço aberto para que os empresários comuniquem qualquer suspeita de ato criminoso no estabelecimento ou no entorno comercial, visando ser coibido.

O pontapé inicial foi dado no início desta semana, quando o Major do 15º Batalhão da PM de Itabuna, Manoilzo Neves recebeu das classes empresariais, a doação de 7 (sete) celulares smartphones, que serão distribuídos de acordo com as companhias da PM na cidade, e ficarão disponível com um policial plantonista responsável por visualizar as mensagens no grupo e acionar uma viatura, caso necessário.

De acordo com o Major Manoilzo Neves, o grupo está em fase de implementação das regras de convivência, mas nós próximos dias estará funcionando. “Ao todo serão criados 4 grupos de acordo com as áreas comerciais da cidade, onde atuam as companhias da PM, no bairro São Caetano, centro da cidade, bairro Santo Antônio e os bairros Califórnia e Fátima”, explicou o Major.

Segundo o presidente da ACEI, Sérgio Velanes, o objetivo é promover bem estar da população, além de contribuir com a ação da PM no combate a furtos e roubos no comércio em geral. “A iniciativa vai melhorar a comunicação e a informação entre lojistas e a Polícia Militar, buscando trazer tranquilidade aos clientes e às pessoas em circulação nas ruas”, defendeu o representante da classe.

            A iniciativa é das entidades de classes, Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna e Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista do Município de Itabuna. A estratégia de atuação será da Polícia Militar do 15º Batalhão de Itabuna.

 

 

FUNDADA EM 14 DE JUNHO DE 1908
Rua Osvaldo Cruz, nº 56
Edf. União Comercial, 9º andar
45600-040 - Itabuna - BA
Fone:(73) 3613 - 1171
Fax:(73) 3613 - 1190
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Desenvolvido por: 

Assine

Nome:

Invalid Input

Email:(*)

Invalid Input